O PPGDDA convida a toda a comunidade acadêmica para o evento "XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL)", que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, a partir das 8h30 no hotel Grand Mércure Belém do Pará.

Participarão do evento a  Associação Ibero-Americana de Financiamento Local (AIFIL), a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e a Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que promovem anualmente as Jornadas Iberoamericanas de Financiamento Local (JIFL), que são eventos internacionais já realizados em Toledo (2011), São Paulo (2014), Córdoba (2017), Washington DC (2021), San Jose (2023), entre outras cidades.

Neste ano de 2024, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e técnicos do Governo do Estado do Pará, realizarão a XIII Jornadas no Brasil, em Belém (Pará), no período de 30 e 31 de outubro de 2024, no Hotel Mércure.

As Jornadas promovem encontros entre atores e entidades dos países Ibero-americanos, realizando uma ponte entre os debates acadêmicos e a gestão de políticas públicas focadas no tema das finanças subnacionais em suas distintas dimensões. O que oportuniza aos participantes se posicionem como protagonistas e promoverem discussões atuais com a presença de reconhecidos especialistas em assuntos intergovernamentais. 

Além das palestras de especialistas, as Jornadas serão compostas por apresentação de trabalhos de pesquisa inéditos dos temas definidos no call for paper, sendo uma oportunidade grande relevância para a troca de experiências e formação de redes internacionais de pesquisadores.

Inscições aqui.

XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL)

 

O PPGDDA convida a todos para o evento "REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO: desafios à universalização, a Agenda 2030 da ONU (ODS 6) e a redução da pobreza" que ocorrerá nos dias 02 e 03 de maio de 2024, das 14h30 às 18h na sala 210 (altos do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA). 

O Curso pretende fundamentar o aspecto humanístico da Agenda 2030 para o saneamento público como ferramenta de redução da pobreza social e capaz de garantir o exercícios de liberdades substantivas no desenvolvimento humano. E como esse âmbito da política pública pode estar ameaçado a partir da toada de eficiência econômica a partir, por exemplo, das propostas de regionalização do saneamento básico no Brasil.

As inscrições podem ser realizadas através do link: Inscrições